O impacto da vacina pfizer na imunidade inata e adaptativa

O impacto da vacina pfizer na imunidade inata e adaptativa

Apesar de já passar 4 anos desde a pandemia da covid-19, muita coisa ainda precisa ser estudada.

Um estudo científico da “Clinical Imunology” mostrou alguns resultados curiosos em testes com a vacina covid da pfizer.

A vacina induziu imunidade humoral (anticorpos) e celular (células T) eficaz contra o SARS-CoV-2, a qual começou a diminuir após seis meses, necessitando de reforços constantes para garantir a proteção.

Também foi observado mudanças duradouras na atividade genética das células do sistema imunológico após a vacinação.

Além disso, a vacinação modulou a resposta imune inata, medida pela produção de citocinas inflamatórias após a estimulação – maior liberação de IL-1/IL-6 e menor produção de IFN-α, e o efeito disso ainda é desconhecido.

Esses dados ampliam o conhecimento sobre os efeitos imunológicos gerais dessa nova classe de vacinas e reforçam a necessidade de estudos adicionais para elucidar seus efeitos nas respostas imunes inata e adaptativa.

Pontos que necessitam de investigações futuras:

  • Avaliar a eficácia da vacina em populações com ancestralidade e estilos de vida diferentes, pois a resposta imune depende de fatores como genética, dieta e exposição a estímulos ambientais, que variam entre populações.
  • Ampliar o estudo temporal da atividade genética das células do sistema imunológico.
  • Confirmar se as alterações observadas na resposta a estímulos diferentes em laboratório também ocorrem em testes em seres vivos.
  • Realizar estudos maiores com populações diversas e investigar a incidência de infecções por outros patógenos após a vacinação com a pfizer.

Conclusão:

Portanto, a vacina da pfizer apresenta efeitos em ambos os ramos do sistema imunológico, adaptativo e inato.

Além disso, induz mudanças significativas na produção de interferon, o que necessita de investigações mais detalhadas para compreender sua contribuição para uma resposta inflamatória equilibrada durante infecções por SARS-CoV-2 (novo coronavírus da covid-19) ou outros patógenos.

Fonte: https://doi.org/10.1016/j.clim.2023.109762

Uma resposta para “O impacto da vacina pfizer na imunidade inata e adaptativa”

  1. […] A corrida pela vacinação global contra a COVID-19 tem sido uma jornada de esperança e desafios. Com a rápida aprovação e distribuição das vacinas, milhões de pessoas em todo o mundo foram imunizadas, contribuindo para mudar o curso da pandemia. No entanto, um estudo recente realizado no Equador trouxe à luz um fenômeno preocupante: a queda de cabelo pós-vacinação. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *