Este estudo da famosa revista “Circulation” investigou a relação entre o consumo de bebidas açucaradas (com adição de açúcares) e suco de fruta puro com a relação do risco de fibrilação atrial (uma arritmia cardíaca).
O que foi feito?
- Analisaram dados de mais de 200.000 pessoas sem fibrilação atrial inicial, com informações genéticas e que preencheram um questionário alimentar.
- Acompanharam os participantes por uma média de 9,9 anos, registrando novos casos de fibrilação atrial.
O que descobriram?
- Pessoas que bebiam mais de 2 litros por semana de bebidas açucaradas ou adoçadas artificialmente tiveram um risco 10% a 20% maior de desenvolver fibrilação atrial, comparadas àquelas que não consumiam essas bebidas.
- Beber até 1 copo (120ml) por semana de suco de fruta puro foi associado a um risco 8% menor de fibrilação atrial.
- O risco de fibrilação atrial foi maior para pessoas com alto risco genético que consumiam mais de 2 litros por semana de bebidas adoçadas artificialmente.
- Pessoas com baixo risco genético que bebiam até 1 copo por semana de suco de fruta puro tiveram o menor risco.
Conclusão:
- O consumo frequente de bebidas açucaradas e adoçadas artificialmente pode aumentar o risco de fibrilação atrial.
- Beber pequenas quantidades de suco de fruta puro pode estar associado a um risco levemente menor de fibrilação atrial.
- O risco parece ser independente da predisposição genética da pessoa.
Importante:
- O estudo não prova que essas bebidas causam fibrilação atrial, mas sim que o consumo frequente delas pode estar associado a um maior risco.
- É necessário realizar mais pesquisas para entender melhor essa relação.Portanto, cuidado ao exagerar em bebidas açucaradas artificialmente.O melhor seria não tomar mesmo para evitar problemas., ainda mais em um mundo moderno em que mal sabemos o que comemos.Fonte: https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/CIRCEP.123.012145
Deixe um comentário