Vacina de RNA com nanopartículas (covid-19)

Vacina de RNA com nanopartículas (covid-19)

Centenas de milhões de doses da vacina de RNA (mRNA-LNP) contra o novo coronavírus já foram administradas em humanos. No entanto, o entendimento completo dos efeitos imunológicos dessa plataforma ainda é limitado.

Segundo um estudo científico da Plos One, a vacina mRNA-LNP contra o SARS-CoV-2 pode ser altamente inflamatória.

Ademais, a exposição prévia à mRNA-LNP ou apenas às LNP (nanopartículas lipídicas) causa inibição a longo prazo da resposta imune adaptativa, apesar desse efeito poder ser superado com adjuvantes padrão.

Em experimento realizado com camundongos, a exposição prévia com a vacina covid (mRNA-LNP) aumentou a resistência dos camundongos à infecção por influenza, mas diminuiu a resistência contra Candida albicans devido à menor quantidade de neutrófilos no sangue após a exposição com a vacina.

Ou seja, esse estudo com a vacina contra a covid-19 induziu alterações imunológicas inesperadas a longo prazo, afetando tanto a resposta imune adaptativa quanto a proteção contra outras infecções.

Portanto, esse estudo mostrou benefícios e consequências da vacina covid e enfatiza a necessidade de mais pesquisas para determinar o verdadeiro impacto dessa nova plataforma de vacina na saúde humana.

Consulte sempre o seu médico, isso é apenas um estudo científico.

Fonte: https://doi.org/10.1371/journal.ppat.1010830

Uma resposta para “Vacina de RNA com nanopartículas (covid-19)”

  1. […] pode causar danos graves ao sistema cardiovascular. Destacam-se os mecanismos de infecção do SARS-CoV-2, centrados na enzima conversora de angiotensina 2 (ECA2) e sua relação com a hipertensão […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *